Aqui estão as imagens de plantas de nossa coleção. Algumas imagens são retiradas na net para fins de ilustração (ex. cruzamentos) e todas com os devidos créditos.
domingo, 23 de janeiro de 2011
Oncidium gracile
Classificação segundo a Flora brasiliensis
fam. Orchidaceae
fam. Orchidaceae subfam. Monandrae
trib. Oncidiinae Pfitzer
trib. Oncidiinae subtrib. Odontoglosseae Pfitzer
Oncidium Sw.
Oncidium sect. Integrilabia Lindl.
Oncidium gracile Lindl.
Habitat: Minas Gerais.
Tamanho da planta: 40 cm
Tamanho da flor: 2- 2,5 cm
Clima: Moderado
Planta terrestre
Cultivo:
Grau de dificuldade : Médium a Difícil
Necessita de boa umidade ambiente, porem não tolera umidade excessiva nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas.
Oncidium gracile
Linda espécie rupicola que aparece em locais muito secos enraizadas em plena pedra de minerio de ferro , ocorrem numa aftitude entre 700 e 900 metros .Pseudobulbos de 4 cm de altura coroados com duas ou três folhas oblongas e estreitas de 10 cm de comprimento e cor verde claro Inflorescencias eretas com três a oito flores de 3cm de diametro . Pétalas e sepalas de cor marrom escuro Labelo grande e bilobado de cor amarelo puro e brilhante . É comum encontrar no seu habitat plantas com muitas folhas secas Floresce na primavera .
É comum encontrar essa planta no mesmo habitat das l.flava e crispilabia !!
NOTICIÁRIO:
Resgate de espécies vegetais
Oncidium Gracile
Resgate de algumas espécies vegetais encontradas em área de ampliação de cava da mineradora Itaminas S.A., em Sarzedo (MG)
Parceria: Instituto de Ciências Biológicas / Departamento de Botânica da UFMG
Coordenação: Rubens Custódio da Mota, MSc.
Equipe: Juliana Gomes de Oliveira
Flora Misaki Rodrigues
O Quadrilátero Ferrífero, localizado na porção sul da Cadeia do Espinhaço, é uma das regiões mais ricas em espécies e endemismos em Minas Gerais, porém vem sofrendo intensivamente pelas atividades minerárias e imobiliárias. Essas e outras atividades induziram o aparecimento de várias espécies ameaçadas de extinção. Minas Gerais, atualmente, possui 1.127 espécies vegetais ameaçadas de extinção, ou seja, aproximadamente 11% de sua flora é ameaçada. Como medida de proteção, a maioria das espécies teve como principal recomendação a proteção de seus habitats. Uma medida de proteção, que aos poucos está sendo utilizada, é o resgate florístico em áreas que serão impactadas. Atualmente, só algumas espécies, cujo indivíduo dá para coletar por inteiro, são as resgatadas. Exemplos destas últimas são as espécies pertencentes, principalmente, às famílias Araceae, Bromeliaceae, Gesneriaceae, Ochidaceae e Velloziaceae.
Este projeto teve como objetivo principal aperfeiçoar metodologia e avaliar o sucesso de resgate do maior número possível de espécies vegetais presentes em uma mineradora de ferro. O local escolhido foi uma área de ampliação de cava de minério de ferro da Mineradora Itaminas, em Sarzedo (MG). Até o momento, foram resgatados 30 mil indivíduos pertencentes a 50 espécies e 14 famílias, a maioria ameaçada de extinção e/ou rara. Tais indivíduos estão sendo monitorados constantemente e, até os dias atuais, apenas 15% morreram. Os indivíduos foram sendo coletados utilizando-se ferramentas e equipamentos adequados e em seguida armazenados temporariamente em grandes sacos plásticos. Esses sacos foram depositados em um caminhão e posteriormente entregues ao Instituto Inhotim. Esses indivíduos foram plantados em substratos semelhantes ao do local de onde foram resgatados. O tempo médio gasto da coleta ao plantio está sendo de três dias, e o número médio de funcionários utilizados é cinco.
Pretende-se levar parte desses indivíduos a locais destinados à recuperação ambiental, principalmente em mineradoras exauridas e/ou pilhas de estéril. Trabalhos como esse são fundamentais para a conservação ex situ, principalmente, de espécies ameaçadas de extinção e/ou raras, visto que a mineração é um processo irreversível e fundamental para as atividades contemporâneas. É fundamental que vários estudos parecidos sejam feitos e que os órgãos ambientais exijam, no mínimo, o resgate do maior número possível de espécies vegetais em locais que serão destruídos.
http://www.inhotim.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia antes de comentar
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários