sábado, 3 de dezembro de 2016

Zygostates lunata




Zygostates lunata Lindl., Edwards's Bot. Reg. 23: t. 1927 (1837).
This name is accepted.

Distribution: SE. & S. Brazil
84 BZL BZS

Lifeform: Pseudobulb epiphyte

Family: Orchidaceae

Original Compiler: R.Govaerts

Heterotypic Synonyms:
Epidendrum trilabiatum Vell., Fl. Flumin. 9: t. 42 (1831), nom. rej.
Dactylostylis fimbrata Scheidw., Allg. Gartenzeitung 7: 406 (1839).
Ornithocephalus navicularis Barb.Rodr., Gen. Spec. Orchid. 1: 135 (1877).


Zygostates
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Zygostates é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). O gênero Zygostates foi proposto por John Lindley em Edwards's Botanical Register 23: ad 1927, em 1837, ao descrever duas espécies, Zygostates lunata e Zygostates cornuta. O nome do gênero refere-se à base da coluna que parece possuir escamas.

Distribuição: O gênero agrupa dezoito pequenas espécies epífitas distribuídas por toda a América do Sul, mas com grande concentração no Brasil, onde ocorrem praticamente todas as espécies, próprias de matas ricas de umidade atmosférica, das encostas e baixadas litorâneas.

Descrição: O antigo gênero Dipteranthus foi transformado em subgênero subordinado, a Zygostates. As principais diferença entre os dois citados gêneros é e rostro, ou prolongamento em bico, da antera, presentes em um e ausentes no outro. Em ambos, como em diversos outros gêneros do clado de Ornithocephalus, as flores apresentam dois estaminóides lineares alongados aos lados da base da coluna.

O grupo formado pelos antigos Dipteranthus, tanto pelo porte vegetativo, com folhas equitantes em leque, transversalmente chatas, e sem pseudobulbos, como pela estrutura das flores, constitui-se de espécies extremamente parecidas com Ornithocephalus, de coluna com rostelo, e antera com conetivo comprido.

O outro grupo, as originais Zygostates, possui folhas aplanadas sobre pseudobulbos pequenos mas desenvolvidos e bem evidentes, lembrando mais Notylia, Macradenia e Warmingia com folhas planas em sentido horizontal ou comum. A estrutura do labelo dessas flores é bastante complicada, sempre de labelo inteiro. A coluna apresenta rostelo curto ou nulo.

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Zygostates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários