sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sophronitis cernua





A orquídea Sophronitis cernua  Lindley é uma das sete especies da família Sophronitis Lindley, que ocorre principalmente na região sudeste do Brasil, Bolívia e Paraguai. A planta é caracterizada por pseudobulbos  cilíndricos achatados agrupados, unifoliares robustas que se forçadas quebram-se já que não envergam, florindo de uma a várias flores  para cada pseudobulbo, cuja haste floral sai da ponta deste entre os meses de abril e julho. As flores variam da cor laranja avermelhado até o vermelho brilhante propriamente dito com diâmetro de 01 a 03 cm. O labelo possui coloração alaranjada na base. Podem vegetar na forma epífita ou rupícola em florestas úmidas em elevações de 500 a 1000 metros. São melhor cultivadas em vasos pequenos, bem drenados ou pedaços de pau com casca rugosa e sem tanino, em luminosidade intermediária . Tanto os vasos como os pedaços de pau em que estiverem plantadas, melhor se colocados para o lado do nascer do sol (leste). Apreciam boa umidade do ar o ano todo. Encontrei muitas delas em excursões por matas do interior de São Paulo, em regiões de furnas ou grotas, em elevações próximas de riachos onde a umidade do ar é praticamente contínua e vegetando lado a lado de Cattleyas walkerianas. Classificação – família da Sophronitis Lindley; Tribo: Epidendreae; Subtribo: Laeliinae; Etimologia: do grego “sophron” – modesta, pudica; diminutivo de “Sophronia”. O epíteto “cernua” – do latim “cernuus, -a, -um”, que inclina a cabeça, inclinado para o chão, submissa”.
http://www.orquidariocuiaba.com.br/


Cattleya cernua
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Flor de Sophronitis cernua
Classificação científica
Reino: Plantae
(Sem classificação): Angiospermas
(Sem classificação): Monocots
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Epidendreae
Subtribo: Laeliinae
Gênero: Cattleya
Espécie: C. cernua
Nome binomial
Cattleya cernua
( Lindl. ) inada ..
Sinônimos
Sophronia cernua ( Lindl. ) Lindl.
Cattleya cernua ( Lindl. ) Beer
Sophronitis cernua ( Lindl. ) Lindl.

Cattleya cernua , vulgarmente conhecida como a Sophronitis Balançando a cabeça , é uma espécie de orquídea que ocorre a partir de Brasil até o nordeste da Argentina . Foi a espécie-tipo do gênero Sophronitis até que o gênero foi feito sinônimo de Cattleya. Vinte plantas de S. cernua receberam um total de 22 prêmios AOS. As flores gama descrito de 1,9 cm a 3,2 centímetros propagação horizontal e de 2,0 e 3,0 cm propagação vertical. [ 1 ]

Na natureza, a Cattleya cernua é polinizada por beija-flores atraídos para as cores quentes das flores. Enigmática da orquídea polínias (massas de pólen que aderir juntos) fornecer uma adaptação interessante para beija-flor polinização. C. cernua é polinizada quando pegajoso polínias são depositados no bico de um pássaro. Enquanto a maioria orquídea polínias são amarelo, polínias 'beija-flor orquídeas polinizadas são mais escuras colorido. A pólen amarelo brilhante iria produzir um contraste visual acentuado contra a cor do bico, eo pássaro ia ser estimulada para limpar o bico. Tal comportamento que seria um desastre reprodutiva para a orquídea. Portanto, para evitar a detecção, metade de todas as orquídeas beija-flor-de polinização evoluíram escuro polínias-azul, cinza ou marrom, que se aproxima mais de perto as cores que predominam na bicos e mistura das aves em mais sucesso.

Descrição da espécie


Normalmente floresce com 2-4 brilhantes flores vermelho-alaranjadas, 1 "a 1 1/4" [2,2-2,7 cm] em tamanho

Monofoliate pseudobulbos com appx 1 "deixa
flores na primavera na natureza, mas pode florescer durante todo o ano no cultivo
geralmente aquecer cultivo de orquídeas, temps variam entre 50-110F em ambiente natural
pode ser encontrada crescendo epiphytically ou ocasionalmente lithophytically
cromossomo count: 2n = 40
No cultivo, esta espécie cresce melhor quando montado, em condições quentes e brilhantes.

Subespécie variedades


Sophronitis cernua var. aurea : flores amarelas brilhantes

Sophronitis cernua var mineira : tem uma média de 10 a 14 de brilhante vermelho, flores menores e folhas cinza-prata com nervuras violeta e margens.
Sophronitis cernua ssp. cernua : tem linhas únicas de pseudobulbos , folhas em forma de colher, de 2 a 5 flores por inflorescência de cor laranja pálido, com uma base de lábio amarelo e duas asas coluna lilás. Ela cresce ao longo da costa (litoral) e às vezes é chamado var. littoreana .
Sophronitis cernua var. lowii : uma variedade rara, com flores amarelas limão.
Sophronitis cernua ssp. mineira var. endsfeldzii : uma forma de "albino", que tem flores amarelas muito pálidas.

3 comentários:

  1. Olá,amei a postagem,e resolvi dizer que amei quando a minha pequenina abriu suas primeiras flores...discretas quatro florzinhas laranjadas,lindas!!!!!!!!!! Perfeição de Deus! Parabéns pelas postagens,sempre leio e gosto muito....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem, ganhei ela de presente do meu marido...um mimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e obrigado pela visita ao blog.
      Todas as plantas aqui postadas são de nossa coleção;
      Um grande abraço e uma boa semana.

      Excluir

Leia antes de comentar
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários