Warmingia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Rchb.f. em Otia Botanica Hamburgensia 87, em 1881. A espécie tipo do gênero é a Warmingia eugenii Rchb.f. O nome deste gênero é uma homenagem ao coletor dinamarquês de orquídeas Eugenius Warming. Havia outro gênero de plantas com este nome anteriormente, pertencente a família Anacardiaceae, porém considerado inválido.
Distribuição
Apenas quatro ou cinco espécies epífitas, de crescimento cespitoso, compõem este gênero aparentado com Notylia. Somente uma no Brasil e Argentina, ou duas, se considerarmos espécie autônoma exemplares com alguma variação morfológica. As outras espécies, uma é do Equador, uma da Bolívia e a outra da Costa Rica, sempre ocorrendo em florestas úmidas.
Descrição
São miniaturas, de pseudobulbos pequenos, cilíndricos ou cônicos, com uma única estreita folha levemente coriácea com pecíolo curto e comparativamente muito grande. As flores nascem em inflorescência racemosa pendente que comporta muitas flores. As flores apresentam sépalas e pétalas de formato e tamanho similares, acuminadas, as pétalas levemente mais largas e de margens denteadas. O labelo é séssil ou unguiculado, profundamente trilobado, com os lobos laterais grandes distendidos para os lados, de margens serrilhadas, e o mediano alongado e estreito parecendo-se um pouco com as pétalas. A antera é dorsal.
Espécies
1. Warmingia buchtienii (Schltr.) Schltr. ex Garay & Christenson, Lindleyana 11: 25 (1996).
2. Warmingia eugenii Rchb.f., Otia Bot. Hamburg.: 87 (1881).
3. Warmingia holopetala Kraenzl., Vidensk. Meddel. Naturhist. Foren. Kjøbenhavn 71: 176 (1920).
4. Warmingia zamorana Dodson, Icon. Pl. Trop., II, 6: t. 599 (1989).
- tamanho flor: 2,5cm
- origem: Brasil
- temperatura: intermediária para fria
- pouca luminosidade



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia antes de comentar
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários