quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DENDROBIUMS (GRUPO DE CULTIVO)


Dendrobium Undulatum
http://www.flickr.com/photos




Levando em conta suas necessidades em termos de rega e temperatura, os Dendrobiums podem ser divididos em seis grupos de cultivo:

GRUPO I:
É dos Dendrobiums de folhas decíduas, que devem ser mantidos numa temperatura intermediária ou quente na primavera e verão e fria no inverno,
Enquanto em crescimentos plantas devem ser bem regadas e adubadas generosamente e ter bastante luz, enquanto no inverno a rega deve ser totalmente suspensa e a adubação interrompida, mantendo bastante luz. Se não tiverem esse tratamento no inverno, eles não vão florir propriamente e, no lugar de flores, eles produzirão keikes. As principais espécies nesse grupo são:
Dendrobium nobile, Den. chrysanthum e Den. Wardianum

GRUPO II:
É dos Dendrobiums de folhas decíduas e que deve ser mantido numa temperatura quente o ano todo e mantido seco no período de repouso no inverno, apenas tendo água rega leve para os pseudobulbos não murcharem.
Rega e adubações devem ser abundantes no verão e interrompidas no inverno.
Apesar de sua necessidade de luz, esses são os únicos Dendrobiums que tem alguma chance de se adaptar dentro de casa.
As principais espécies desse grupo são:
Den.anosmum ou superbum, Den. findlayanum, Den. heterocarpum ou aureum, Den. parishii, Den. pirardi e Den. aggregartum (incluído neste grupo apesar de ter folhas persistentes)

GRUPO III:
É dos Dendrobiums de folhas persistentes e que devem ser cultivados como os do Grupo I, mantidos na temperatura intermediária ou quente no inverno, e fria no inverno. Entretanto, devido ao fato de terem folhas persistentes, eles não precisam de um período seco no inverno, somente regas menos freqüentes neste período, por causa da evaporação mínima e da diminuição do metabolismo da planta. Rega e adubação deve ser abundante no verão.
As principais espécies são:
Den. Densiflorum, Den, farmeri, Den. Fimbriatum, Den moschatum e Den. Thrysiflorum.

GRUPO IV:
É dos Dendrobiums de folhas persistentes, mas, na maioria, plantas de altitude alta que devem ser cultivadas o ano todo em temperatura fria, com boa luminosidade. A temperatura noturna não deve cair abaixo de 12 graus centígrados no inverno e 15 graus centígrados no verão,
A rega deve ser suspensa por um breve período de cerca de três semanas após a fase de crescimento, isto é, no começo de outono.
Incluídos neste grupo estão os Dendrobiums da seção formosae, que são os que têm pelos negros. São eles:
Den. dearei, Den. formosum, Den. lyonii, Den. infundibulum, Den. macrophylum, Den. sanderae e Den. schwetzei e outro da seção Pycnostachya: Den. secundum, Den. pseudoagylome, Den. victoriae-reginae, Den. bracteosum e Den. smillieae

GRUPO V:
É o dos Dendrobiums de folhas persistentes, tendo necessidades semelhantes às do Grupo IV, mas são cultivados em temperaturas mais altas, isto é, em temperatura intermediária, nunca abaixo de 15 graus centígrados.
Muitos orquidófilos não proporcionam período de repouso a este grupo, mas as opiniões variam e outros dão cerca de três semanas após o período de crescimento, com bons resultados aparentemente.
Este grupo inclui os conhecidos como Dendrobium antílope, em referencia as pétalas laterais torcidas. As principais espécies são:
Den. taurinum, Den. undulatum, Den. veratrifolium, Den. gouldii e Den. stratiotes.

GRUPO VI:
É dos Dendrobiums de folhas persistentes, mas que devem ser mantidos em temperatura quente. A temperatura noturna, nunca abaixo dos 15 graus centígrados no inverno e abaixo de 17 graus centígrados no verão. Gosta de luz intensa, mas os híbridos de Dendrobium phalaenopsis crescem em condições de puçá luz.
A redução de regas após o período de crescimento é necessária para a boa formação da inflorescência. A água deve ser abundante quando a floração começa e diminuída outra vez até o aparecimento de novos brotos. É essencial usar água em spray durante esse período de racionamento de água. Estão incluídos neste grupo:
Den. phalaenopsis, (também híbridos), Den. bigibbum e Den. superbiens (híbrido natural entre Den. bigibbum e Den. discolor)

Associação Orquidófila de Araraquara
Palestra ministrada : Gustavo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários