Aqui estão as imagens de plantas de nossa coleção. Algumas imagens são retiradas na net para fins de ilustração (ex. cruzamentos) e todas com os devidos créditos.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Oncidium Natalie Wardford
Oncidium Natalie Wardford
Nome Técnico:
Oncidium
Nomes Populares :
orquídea chuva-de-ouro
Família :
Família Orchidaceae
Origem:
Nativa do Brasil e Paraguai
Descrição:
Planta herbácea perene de hábito epífita com altura em torno de 35 cm, de pseudobulbos curtos e ovalados e duas folhas estreitas e flexíveis por bulbo.
Oncídio ou chuva-de-ouro são nomes populares dados a um grande grupo de espécies de orquídeas, pertencentes ao gênero Oncidium. A principal característica deste gênero é a presença de um calo situado na base do labelo da flor. O oncídio mais popular é o Oncidium varicosum, de flores quase que totalmente amarelas.
Modo de Cultivo :
Seu cultivo é muito simples, em vasos de cerâmica crua, de plástico, placas de coco, mas seu melhor desempenho é quando é fixada a troncos de árvores.
Devem ser cultivados à meia-sombra, em substrato adequado à espécie, em geral preparados para epífitas, como fibras de côco, casca de pinus, entre outros materiais. Além de se adaptar ao plantio em vasos, vegeta muito bem quando fixado no tronco de árvores com barbante ou sisal. Tolerante ao frio e calor, resistindo bem a amplitudes térmicas de 3 a 35º C. Multiplica-se pela divisão da planta, mantendo-se pelo menos três pseudobulbos por muda. Comercialmente multiplica-se por sementes.
Necessita de umidade e deve ser irrigado sempre que o substrato se apresentar seco, portanto em épocas de seca e calor, regue todos os dias.
Para adubação, use adubo foliar ou NPK 10-10-10 diluído em água a partir do inverno e depois da floração para fortificar a planta.
As flores dos oncídios, no entanto geralmente se apresentam amarelas, marrons, verdes, alaranjadas e não raramente tigradas. Outra característica bastante presente é que as pétalas e sépalas são bastante pequenas em relaçao ao labelo. Na sua maioria epífitas, seus pseudobulbos são ovalados e achatados e contém duas ou quatro folhas cada. Muito utilizados como flor-de-corte.
As flores amarelas são pequenas, de 1,5cm x 2,0 cm, reunidas em grande panícula sobre haste de 90 cm, que surgem no final da primavera nos estados do sul do país e duram cerca de 15 dias, conforme a temperatura da época.
Autor: Raquel Patro
Conteúdo sob Licença Creative Commons
Restrições de Uso do texto e imagens
Very good information.
ResponderExcluir