Phalaenopsis:
Estado de Conservação: Segura
Classificação Científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendródeae
Tribo: Vandae
Gênero: Phalaenopsis
São orquídeas asiáticas não comuns como espécies puras em coleções, sendo a maioria das mais conhecidas híbridos gerados de semente, e depois reproduzidas do caule.
Habitat
Cerca de 46 espécies perenes, epífitas ou litófitas, originárias das Filipinas, sudeste asiática e outras regiões.
Descrição
Há dois tipos principais: o padrão e a miniatura.
O primeiro pode chegar a 1 metro de altura, enquanto as miniaturas ficam em torno de 30 centímetros.
Ambos tem a estrutura bem semelhante, diferindo apenas no tamanho. As folhas são largas e brilhosas, nascendo no centro da planta.
A queda das folhas mais velhas permite que a planta permaneça com quatro a cinco folhas em qualquer época. As flores do tipo padrão tem cerca de 8 centímetros de largura e hastes bem longas que pode ter até 60 centímetros. As miniaturas tem flores menores e desabrocham em hastes mais curtas. Suas cores variam de branco ao rosa e amarelo, muitas vezes riscadas ou manchadas com atraentes marcações. As pétalas são arredondadas. Pode florir até três vezes por ano, e a época varia de acordo com a região geográfica.
Cultivo
Estufas quentes, precisa de muita sombra. Regar o ano todo diminuindo no inverno. A Phalaenopsis se adapta bem em substratos ricos em casca de madeiras e xaxim ( este último proibido por lei. Está feito atualmente o uso de fibra de côco) O Carvão vegetal e os musgos ou espuma (artifícios para reter umidade) também estão presentes.
Uma vez ao mês, pode ser feito uso de fertilizante NPK 10:10:10 numa pequena porção em uma colher de café para 1 litro de água. Plantas floridas ou com suas raízes ainda não adaptadas ao vaso não devem receber estes fertilizante.
A folhagem não deve ser borrifada, pois é propensa ao acumulo de água na base das folhas, o que pode até mesmo matar a planta. Na época da floração, as hastes mais altas devem ser escoradas, pois assim os ramos mais velhos dão origem a nova. A Phalaenopsis deve ter a haste cortada após as flores murcharem. Esta poda deve ser realizada com tesoura esterilizada.
Artigo obtido de: http://www.orquideana.com.br/
wikipédia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia antes de comentar
Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários